Pular para o conteúdo principal

Copa do Mundo

Com a Copa 2010 chegando ao final e na sexta-feira passada o Brasil deixou de participar, no qual foi eliminado pela Holanda por 2 X 1, fica somente o sentimento de tristeza.

A minha análise é justamente no meu ponto forte: a Psicologia. Desde o ínicio da Copa tenho atentado para o comportamento dos jogadores brasileiros. Um comportamento que já vem repetindo aqui no Brasil em campeonatos regionais ou unificados. A dedicação do gol a um ente querido. Acho louvavel essa atitude, entretanto não acredito que ela caiba no momento do jogo.

O raciocinio que eu quero fazer é o seguinte: a partir do momento em que o jogo foca sua atenção em fazer o gol para dedicar a alguém, acredito que ele está esquecendo de estabelecer as estratégias, analisar o risco de chutar individualmente para o gol ou mesmo dividir a bola com outro companheiro. Dai, o sentimento que paira é o egoismo e os pensamentos são: “eu preciso fazer o gol”, “eu tenho que mostrar aos meus familiares, esposa, filhos mães, etc…”

Dessa maneira o foco que é fazer o gol deixa de existir para dar lugar ao ego individual e exibicionismo particular. O lugar público, que é jogo, torna-se algo privado, o qual eu dedico somente as pessoas que eu me importo e nada mais.

Comemoração e homenagem a familia

Portanto um trabalho de interação, integração e participação coletiva deve ser analisado, inclusive trabalhado psicoterapicamente e o momento ser só um: executar o gol! Não obstante, cada familia em seu lar compreenderá e emocionará em saber do feito de tal jogador, assim com a alegria coletiva proporcionada a todos brasileiros. Então eu deixo de ser único para tornar-se coletivo e fortelece a estrutura psicológica do grupo e não se abalará como aconteceu com o jogo do Brasil X Holanda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Campo….

Adoro cidade do interior, já faziam 22 anos que eu não ia até São Simão (SP). Matei saudades de muuuuuuuuuuuuuita gente! Inicialmente vou postar o pessoal, depois eu posto as paisagens que eram maravilhosas… !!!         Exibir Álbum Completo

William I Am

Por mais que eu queira fazer por indiferente, ficar atento as minhas atividades, mas basta ele chegar e tudo se acaba…                                                           Consegue imaginar por que?

Paraty - RJ - parte II

Lugares maravilhosos...