Uma frase que fazia tempo que eu não ouvia: "homem não chora". Com o nascimento do meu sobrinho e agora ele com seus 2 anos e 6 meses na sua esperteza de querer manipular e ganhar tudo usa da artimanha do chorar. Em certos contextos acho natural que seja através do choro que ele solicite alguma coisa ou melhor, quando não está contente com algo, que ele possa chorar, principalmente se for dor. Entretanto o que mais escuto da minha família é: " Que feio! homem não chora! ". Elimina qualquer possibilidade de externalizar seus sentimentos da mesma forma quando ele está feliz e sorri, só que daí ele pode sorrir, mas chorar não! A sociedade ocidental impõe para o homem a condição de um ser racional , ou seja, desprovido de medo, vaidade ou qualquer sentimento que posso externalizar e caracterizá-lo como tal. Um exemplo simples de um adolescente do sexo masculino relatar que admira ou acha bonito a letra de um amigo. Com certeza as pessoas próximas dele vão zombar ou ...
Um blog para trazer conteúdo e informações relevantes (outras vezes não) sobre o comportamento humano, partindo do pressuposto da Psicologia.