Pular para o conteúdo principal

Mais um ano, mais um ciclo

Fazendo uma metafora com filmes de ficção cientifica que tratam do tema "viajar no tempo", vou viajar nessa postagem. Para quem não sabe: primeiro, hoje é meu aniversário e, segundo, eu amo filmes de "viagem no tempo". O meu predileto? "Peggy Sue, seu passado a espera" ou o tema original "Peggy Sue, Got Married" (tudo a ver a tradução!), mas enfim, o filme conta a história de uma mulher com o casamento falido e vai participar de uma reunião de ex-alunos do ginásio e nesta festa ela desmaia e acorda no tempo em que estudava na tal escola. A grande sacada do filme é ela poder escolher fazer as escolhas diferentes, tratar as pessoas diferentes (ser gentil e carinhosa com elas) e pensar se realmente casará com o cara o qual ela sabe que divorciará no "futuro".

Hoje ao completar 35 anos penso o quanto minhas escolhas foram acertadas ou se fiz escolhas erradas. A dúvida que eu sei que eu levarei para o resto da minha vida, sem nunca saber como seria a vida se eu tivesse optado por coisas diferentes.

Agora remeto-me exatamente ao último dia do penúltimo ano da faculdade onde eu tive de escolher entre a área de "Psicologia Escolar" e "Psicologia Clínica". Lembro-me claramente que eu sempre quis ir para a área escolar e no hora de fazer um "X", fiz na área clinica. Uma escolha que radicalizou a minha significativamente. Se eu tivesse assinalado "escolar", onde será que estaria agora? Com quem eu estaria trabalhando agora? Quais pessoas seriam as minhas conhecidas agora? Eu, talvez, ainda estaria no InCor? Seria um funcionário público até me aposentar?

Atualmente trabalho com pacientes dependentes químicos, com familiares e colaterais. Estou envolvido numa clínica de reabilitação em saúde e atendo todo tipo de demanda que aparece. Desde caso simples como "autoconhecimento" até casos graves como "depressão crônica". Uma área da Psicologia instigante e desafiadora, porém prazerosa.

Admiro as minhas escolhas, hoje eu fico satisfeito com o que eu tenho e saber que atingi vários objetivos e mesmo que as minhas escolhas não tenham sido aquelas ou outras, posso dizer a realização profissional e pessoal foi alcançada.

A vida é assim: por mais que acredite-se que está tomando a decisão certa, quem diz que é certa? Tudo na vida tem o lado positivo e o negativo, minhas escolhas sempre pesam os aspectos positivos e é dessa forma que eu sigo a vida, mesmo que isso não tenha sido a melhor escolha. Enfim, as escolhas são feitas do coração e não da razão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E da-lhe 2012!

Caramba, agora que eu me dei conta que já faz quase um ano que eu não escrevo nada no blog. Muitas coisas aconteceram desde a última escrita. Ainda bem que a minha avó continua firme e forte. Assim como o meu apartamento que saiu em meados de agosto passado. Tive de correr atrás de várias coisas, entre elas a documentação, financiamento, reforma, compra de móveis e afins e por fim mudar! Não foi fácil, por um instante quase perdi tudo aquilo que havia desejado e por incompetência de uma construtora que não respeitou em nenhum momento a minha angústia e entregar-me aquilo que por direito era e é meu. Mas isto dá caldo para outro post. Mas a idéia hoje de escrever é dizer o quanto estou bem neste momento por ter conseguido algo que tanto almejei. O apartamento não está por definitivamente pronto, mas estou aos poucos fazendo aquilo que é possível. Ontem eu li no site do UOL a reportagem sobre o filho do Eike que atropelou um homem comum, simples com o seu carro avaliado em dois milhões d...

Caps ad Sapopemba

Faço parte desta equipe de multiprofissionais que procuram seguir as diretrizes do SUS e funcionamento de um Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas, vulgo Caps Ad. As pessoas leigas julgam que tratar de pessoas com essa problemática é desperdício e perda de tempo. Entretanto ao lidar justamente com essas questões percebo o quanto é desafiante, enriquecedor, aprendizagem e estabelecimento de vinculo. Cuidar do outro, se faz necessário também cuidar de nós mesmos para que possamos estar bem e ajudar o próximo. Por isso acredito que além de colegas de trabalho, profissionais, técnicos, referencias temos que ser amigos! Alguns podem até discordar, mas acho importante estreitar os laços de amizade para que toda carga "de energia" possa diluir com a problemática oriunda dos usuários. A amizade é uma relação construida e estruturada ao longo do tempo, permanência e convivência com demais pessoas e com isso há o estreitamento de laço afetivo, no qual e...

Khevin, Gustavo, Luiz Henrique eo Leo (atrás, com cara de bobo)

"Lembro do meu tempo de criança, quando tudo ainda era esperança..." (Thaíde)